Imprimir

Histórico

O Sunland Boxers é por natureza um canil familiar, conduzido primariamente pelo Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra e apoiado pela sua esposa (Maria das Graças) e filhos (Prisco, Roberto, Gerardo e Elisa). Somos todos profissionais ligados ao setor educacional e que encaram a criação de boxers como um hobby muito prazeroso. O nome Sunland na língua portuguesa significa Terra do Sol e e uma referencia a nossa cidade de Fortaleza, marcada pela presença constante e bela do sol durante a maior parte do ano.

A estória do nosso canil começou com a chegada da nossa primeira boxer, em 1990, chamada Kupe do Maracacune. “Kupita” era uma cadela sem atributos físicos que permitissem sua utilização em um programa de criação mais criterioso, entretanto “Kupita” foi fundamental em nos ensinar a admirar essa raça maravilhosa e despertar o desejo de começar um programa de criação. O próximo passo foi a chegada do saudoso “Haggler” (Braz Ch./Braz Gr Ch. Haggler Manhattan King),em 1991, trazido do canil Manhattan King em São Paulo, com apenas pouco mais de 60 dias. ”Haggler” foi um cão com personalidade marcante que consolidou o nosso desejo de realmente levar o hobby da criação mais a serio. Seu temperamento era impressionante; uma ótima companhia, um grande cão de guarda e, sobretudo um cão que adorava participar de exposições. Fiel, carinhoso e muito confiável...Esse era “Haggler”. Ele foi um marco do nosso canil, pois nos permitiu desenvolver relações com outros criadores, ler a aprender sobre o padrão da raça e conhecer o mundo do “dog show”.

Em virtude dessa nova rede de contatos desenvolvida, tivemos a oportunidade de conhecer a tradicional criadora Ruth Carvalhedo Leite, proprietária do Canil Quo Vadis. Em uma visita ao seu canil, conhecemos “Cheirosa” (Braz. Ch.; Grand Ch.; Intern. Ch. Quo Vadis Xangrila) e acabamos trazendo-a para o nosso canil. Alem do sucesso nas pistas, “Cheirosa” foi uma ótima matriz produzindo campeões do seu cruzamento com Am. Ch. Jacquet’s Teno Fortune. Entre seus filhos, se destaca Braz. Ch. Sunland’s Bouquet que acabou também se tornando matriz do nosso canil.

O próximo passo foi a importação do grande Braz. Ch, Grand Ch. Grande Vencedor Nacional Jacquet’s Mago El Encanto. Importado do grande canil Jacquet Boxers, “Mago” se tornou boxer N.1 da região Norte/Nordeste e N.2 do Brasil . Além disso, “Mago” teve um papel muito relevante no boxerismo do nordeste, produzindo diversos filhos campeões e marcando um estilo muito próprio...boxers elegantes, com boas cabecas e belos pescoços e linhas superior/inferior muito corretas. Alem disso, um de seus filhos se tornou um grande vencedor da raça no Brazil, Gaiga’s Urko.

“Jenny” (Br. Ch.; Grand Ch. Grande Vencedora Nacional Jovilea’s Ima Wildthing) além de um temperamento maravilhoso e de residir dentro dos cômodos da nossa casa, “Jenny” foi o nosso Boxer mais vencedor dessa primeira fase do canil, vencendo vários BIS em diferentes estados e encantando criadores pelo seu temperamento. “Jenny” também produziu filhos campeões, dentre os quais se destaca Braz Ch, Grand Ch. Sunland’s Jhonnie Walker.

Outras duas cadelas foram importadas dos EUA e foram também importantes para o nosso programa de criação. “Cindy”, Jacquet’s Cindy of Sunland, trazida dos EUA pela nossa amiga e primeira grande mentora Agnes Buchwald e “Angel”, Braz. Ch. Vision’s Angel of Cachet.

Outros dois machos também foram importados, Rico e Dylan. “Rico” (Braz. Ch. Grand Ch. Elharlen’s Hot Topic) foi um dos primeiros cães de criação de Eleanor Foley a chegar ao Brasil. Rico foi um grande vencedor da raça na região, ganhando por diversas vezes melhor de grupo e BIS. Tornou-se também um padreador muito relevante, transmitindo substância, ossatura e boas cabeças aos seus filhos. “Dylan” foi importado do canil americano Avalon Boxers, de propriedade de Daniel Buchwald. Chegou no Brasil no período em que todos nos assumimos compromissos profissionais que nos impediam de conduzir a criação com a mesma disponibilidade de antes. Decidimos então interromper a criação e sermos simplesmente proprietários de cães dessa raça maravilhosa, sem infelizmente, criar e expor nossos cães.

Esse recesso durou aproximadamente 6 anos. Felizmente encontramos tempo e paixão suficientes para reconstruirmos o canil familiar de antes. Reiniciamos o programa de criação com muita intensidade no ano de 2005, importando 2 machos e 5 fêmeas.

Resolvemos abrir um pouco as linhas de sangue atualmente criadas no Brasil. Apesar de também termos trazido duas cadelas Elharlen (Vide Sol e Lua), trouxemos outros cinco cães com linhas de sangue de canis da costa oeste americana, onde na nossa visão se encontram os boxers mais equilibrados e elegantes da modernidade.